A Gestão 4.0 coloca seu negócio na liderança. Entenda.

Apesar de ser um assunto bastante difundido entre empreendedores, executivos e empresários, indústria e gestão 4.0 ainda são conceitos desconhecidos por muitas empresas. De acordo com pesquisa da FIESP, de 2018, 32% das empresas brasileiras não ouviram falar do tema.

Nos locais em que a gestão 4.0 já é comum, se torna inimaginável realizar processos sem o uso das tecnologias. No Brasil, o objetivo do investimento em tecnologia e pesquisa para fomentar a indústria 4.0 é mudar o presente e construir o futuro.

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Para ter esse modelo de administração, primeiramente, é preciso entender o que significa indústria 4.0, além de estar por dentro de todos os conceitos, fatores e tecnologias que o compõem. Assim, ficará mais fácil compreender como esse método pode ser aplicado na sua empresa.

Quer entender mais sobre gestão 4.0? Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O impacto da indústria 4.0

A indústria 4.0 faz parte da chamada quarta Revolução Industrial. Esse movimento está diretamente ligado a diferentes tecnologias, computação na nuvem, inteligência artificial, robótica e big data — e seus impactos são muitos, tanto no dia a dia das pessoas quanto das empresas, principalmente no que se refere a união do mundo online e offline. Um exemplo são as lojas físicas com totens de autoatendimento para escolha de produtos e pagamentos.

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No âmbito empresarial, a indústria 4.0 resulta em maior produtividade, redução de custos e uma gestão com foco no cliente. Tudo isso com base em dados gerados a todo instante por sistemas de controle, que permitem tomadas de decisão mais acertadas e rápidas.

A maioria das pessoas pensa que esses impactos acontecem somente em grandes indústrias e manufaturas. Contudo, a indústria 4.0 afeta também a maneira de gerenciar negócios de diversos segmentos e tamanhos.

Um exemplo disso é que, por meio de sistemas de análise de dados, é possível acompanhar, em tempo real, as vendas de todas as lojas da sua rede. Gerentes e toda a liderança da empresa têm acesso a dados relevantes para analisar o que está acontecendo — podendo compartilhar essas informações com a equipe.

Desse modo, você acelera seus processos e descentraliza a informação, com a segurança garantida pela tecnologia utilizada nos sistemas conhecidos por Big Data Analytics. Esses programas são, em sua maioria, hospedados na nuvem, o que acaba permitindo o acesso aos dados de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Gestão 4.0: conceito e fundamentos

Frente a essas mudanças, líderes e empreendedores precisam rever a sua maneira de gerenciar e administrar seus negócios, a fim de seguir relevante no seu segmento de mercado. Dessa necessidade, surge, dentro da quarta Revolução Industrial, o que chamamos de gestão 4.0.

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Big data com foco no cliente

Uma vez que vivemos na era do relacionamento, esse novo modelo de gestão é focado em como as empresas e seus colaboradores interagem com clientes e fornecedores. O objetivo é proporcionar excelentes experiências, as quais devem ser cada vez mais personalizadas, para os stakeholders.

Por isso, o big data é o principal aliado da gestão 4.0. Afinal, é a partir de relatórios com diferentes tipos de dados que as empresas conseguem compreender sua essência e identificar os comportamentos dos seus clientes. Quanto mais informações você tiver acerca deles, mais embasadas e acertadas serão suas tomadas de decisão.

Mas não é só o dia a dia das empresas que faz com que essa mudança para a gestão 4.0 seja necessária: o comportamento e o perfil dos consumidores também mudaram, e é preciso atender às novas demandas dos clientes digitais.

As alterações aconteceram desde a alta exigência com relação aos produtos e serviços que compram, como também no que diz respeito aos seus interesses e a maneira de se comunicar. Os membros da geração Z, que serão a maioria dos consumidores até 2020, requerem ainda mais qualidade no atendimento recebido e serviços personalizados.

Comunicação omnichannel

É importante dizer que esse grupo de pessoas das quais falamos já nasceu na era digital e, nesse caso, as redes sociais fazem parte da sua vida. Por isso, a empresa deve estar presente nesses meios, a fim de ter mais chances de estabelecer uma comunicação com seu público. Mas o ambiente digital não é utilizado somente para comunicação — daí surge o conceito de omnichannel.

O omnichannel consiste na ideia de que as suas estratégias de comunicação, em diferentes canais, não devem ser realizadas de modo paralelo, mas sim de forma convergente. Por exemplo, no varejo, é cada vez mais comum que as lojas tenham pontos de venda físicos, como estabelecimentos na rua ou em shoppings, mas também tenham e-commerce.

Em uma estratégia de omnichannel, a ideia é que o cliente não perceba diferença entre sua comunicação online e comunicação offline. Elas devem caminhar juntas e ter um mesmo objetivo.

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Novos modelos de negócio

Uma vez que você tem acesso às informações sobre seus consumidores, é possível descobrir e entender dores e necessidades que você, até então, desconhecia. Consequentemente, novos modelos de negócio são criados com o objetivo de atendê-los da melhor forma, ou seja, de acordo com as suas expectativas.

Ainda nesse sentido, para corresponder a esses novos modelos de negócio, profissões e atividades são criadas. Um estudo da Dell Technologies mostra que a maioria das profissões necessárias e disponíveis até 2030 ainda não foram inventadas, o que reafirma como esses novos modelos de negócio estão impactando o mercado.

Aplicabilidade da gestão 4.0 nas empresas

Conforme já citado, a gestão 4.0 pode ser utilizada em empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Contudo, é preciso ter algumas adaptações e atualizações, a fim de conseguir aproveitar as vantagens deste método de gestão. Para que você consiga aplicá-la na sua empresa, abordaremos as principais e mais comuns adequações necessárias para o negócio ter gestão 4.0.

Automação de processos

A automação de processos é a principal responsável pelo aumento de produtividade do seu time, redução de custos e melhoria dos resultados. Não é necessário fazer grandes alterações na empresa para contar com processos automatizados. Pequenas mudanças já podem gerar bons resultados. Para isso, converse com seus colaboradores e identifique onde o time está colocando seu esforço. É nesses pontos do processo que a automação tem maior impacto.

No varejo, um exemplo de automação é o envio de e-mail para clientes que não visitam a sua loja há algum tempo. Com o registro de visitas e compras, você sabe quando foi a última vez que ele o visitou. Através de ferramentas de envio de e-mail, você pode disparar automaticamente uma mensagem contendo descontos para os consumidores que não vão à sua loja num período de 30 dias, por exemplo.

Integração de setores

Na gestão 4.0, é ultrapassado o modelo de gerenciamento por setor segmentado. Visto que a empresa deve estar focada em gerar melhores experiências para o seu consumidor, todas as informações e dados gerados devem conversar entre si.

Para isso, é possível realizar encontros com os líderes de diferentes setores da empresa. Contudo, é fundamental o uso de sistemas que façam a conexão entre essas informações, descentralizando-as. Compartilhando-as com diferentes times, insights importantes serão gerados para a criação e execução de novas estratégias para melhor atender o seu consumidor.

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Ferramentas de gestão de dados

Como dissemos, há milhares de dados sendo gerados a todo instante. Porém, é preciso transformá-los em informações para que depois se tornem estratégias e ações que de fato tragam resultado para a empresa.

Para isso, é de extrema importância a utilização de ferramentas para o gerenciamento dos dados. Por meio de softwares você consegue ter todas as informações em um só lugar, o que facilita o seu gerenciamento, acompanhamento e geração de relatórios.

Além disso, essas ferramentas de gerenciamento do relacionamento com consumidor (CRM), ou ERPs, geram informações de fonte confiável e única, assim como oferece tecnologias que garantem a segurança das informações da sua empresa, evitando ataques de hackers por exemplo.

Algo fundamental para a gestão 4.0 é estar sempre atento às tendências que aparecem e aplicá-las no seu negócio. Para que uma empresa mantenha seu destaque perante os concorrentes, os profissionais e os processos da organização devem estar, constantemente, sofrendo alterações e se adaptando a esse novo modelo de gestão.

É fantástico o mundo que nos vislumbra com a gestão 4.0 ! Deixo aqui um pensamento do escritor francês Victor Hugo:

Victor Hugo - Pensador

“O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.”

Victor Hugo

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

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6 Replies to “A Gestão 4.0 coloca seu negócio na liderança. Entenda.”

  1. Thanks for the suggestions you have shared here. Something else I would like to express is that laptop or computer memory specifications generally increase along with other advances in the engineering. For instance, if new generations of processor chips are brought to the market, there is certainly usually a similar increase in the size preferences of all computer system memory and hard drive space. This is because software program operated simply by these processor chips will inevitably increase in power to take advantage of the new technology.

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