Seu negócio na lideranca com o Sistema Ágil de Projetos

Executivo de negócios feminino com os braços cruzados no centro de  conferências | Foto Grátis

Olá tudo bem? Espero que sim. Sou Clóvis Luz Pessuti, engenheiro e Administrador, com mais de 30 anos de experiência em gestão. Muito bem, a eficiência e a agilidade com que se implementam as mudanças no seu negócio serão cruciais nesta retomada da economia. E então temos o Sistema Agil para nos ajudar. Essas metodologias surgiram inicialmente a partir do manifesto ágil.

Por que é importante escolher o treinamento certo para a sua carreira? -  Blog O Monge e o Executivo

Trata-se de um manifesto criado por vários desenvolvedores de sistemas que, de forma semelhante a Jeff Sutherland, também estavam cansados das exigências burocráticas e metodologias ultrapassadas que engessavam seus projetos e inibiam a criatividade.

Por isso, iniciaram um verdadeiro movimento de mudança na forma como se desenvolviam softwares.

Treinamentos Empresariais? Veja os benefícios para sua empresa - Ibecc  Cursos

Essa metodologia preconizava, entre outras coisas:

  • Respostas rápidas e flexíveis à mudança de cenários
  • Usar planos de ação adaptáveis
  • Trabalho colaborativo e racional entre equipes
  • Auto-organização
  • Desenvolvimento incremental das soluções com base no feedback dos clientes

O manifesto ágil mostrou o caminho para se chegar a soluções valorizando também os seguintes pontos:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano
A importância do treinamento de Coaching - Portal

Hoje, o conceito se expandiu e não apenas softwares, mas o desenvolvimento de produtos e o gerenciamento de equipes em qualquer área pode seguir a metodologia ágil, em que se destacam métodos consagrados como o kanban, o lean e o scrum, entre outros.

Na verdade, desde o roadmap de produtos até o gerenciamento ágil de marketing –  entre tantas outras atividades – podem ser feitas com ajuda dos conceitos definidos pelo manifesto ágil.

O que é o Manifesto Ágil?

Coaching para Gerentes de Projetos - JRM Coaching

O Manifesto Ágil é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Ele foi criado em fevereiro de 2001, onde se reuniram 17 profissionais que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, SCRUM, FDD e etc.

Durante a reunião, foram observados os pontos comum de projetos que tiveram sucesso em suas metodologias e com base nesse pontos foi criado o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, no qual chamamos de Manifesto Ágil.

O Manifesto Ágil aborda valores que todos os profissionais ali reunidos acordaram em seguir e disseminar.

A verdadeira história do Manifesto Ágil

Manifesto Ágil - Reunião em Snowbird - Utah
Manifesto Ágil – Reunião em Snowbird – Utah

Na primavera de 2000, líderes da comunidade de extreme programming se reuniram para discutir as práticas do XP. Durante essa reunião também foi debatido a relação entre o XP e os até então chamados Método Leves.

Esses tais de Métodos Leves eram os que hoje conhecemos como SCRUM, DSDM, Adaptive Software Development, Crystal, Feature-Driven Development, Pragmatic Programming entre outros.

Como preparar uma reunião produtiva? Saiba organizar uma reunião de trabalho

Essa relação foi discutida pelo fato dos métodos leves e do XP estarem na contra-mão dos até então métodos pesados. Ou seja, eles possuíam uma abordagem mais leve e menos burocrática.

Dicas de PNL para uma boa reunião de trabalho | Blog SBPNL

Como consequência dessa discussão foi concluído que o XP era melhor como um método especifico, porém com espaço comum entre ele e os métodos leves. Foi dessa conclusão que Robert Cecil Martin, conhecido como Tio Bob, resolveu criar um encontro para as pessoas interessadas em Métodos Leves.

Muitas pessoas foram contactadas porém apenas 17 estavam presente em fevereiro de 2001 em um resort de ski nas montanhas nevadas de Utah.

Chegar sempre atrasado e olhar o celular na reunião podem queimar seu filme  - Reinaldo Polito - UOL

Durante essa reunião um grande consenso sobre como deveriam ser os métodos de desenvolvimento de software foi criado. E foi batizado como O Manifesto do desenvolvimento de Software Ágil, no qual chamamos de Manifesto Ágil.

Os autores do Manifesto Ágil

Manifesto Ágil - Autores
Manifesto Ágil – Autores

Abaixo temos os 17 autores do Manifesto Ágil, todos eles assinaram e se comprometeram em seguir e disseminar aquele novo manifesto.

Observando os membros dessa lista podemos identificar nomes que realmente foram importantes para que os Métodos Ágeis se tornasse o que se tornaram.

Quer saber mais sobre os autores? É só visitar aqui.

Os valores do Manifesto Ágil

Manifesto Ágil - Valores
Manifesto Ágil – Valores

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas | Mundo Carreira

Devemos entender que o desenvolvimento de software é uma atividade humana e que a qualidade da interação entre as pessoas pode resolver problemas crônicos de comunicação. Processos e Ferramentas são importantes, mas devem ser simples e uteis.

Entenda por que investir em treinamento de funcionários

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

O maior indicador de que sua equipe realmente construiu algo é software funcionando. Clientes querem é resultado e isso pode ser com software funcionando. Documentação também é importante, mas que seja somente o necessário e que agregue valor.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Mulher executiva confiante em pé com os braços cruzados no escritório  criativo | Foto Premium

Devemos atuar em conjunto com o cliente e não “contra” ele ou ele “contra” a gente. O que deve acontecer é colaboração, tomada de decisões em conjunto e trabalho em equipe, fazendo que todos sejam um só em busca de um objetivo.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Empoderamento feminino no mercado de trabalho: entenda!

Desenvolver software e produtos é um ambiente de alta incerteza e por isso não podemos nos debruçar em planos enormes e cheio de premissas. O que deve ser feito é aprender com as informações e feedbacks e adaptar o plano a todo momento.

Receba conteúdos exclusivos sobre Métodos Ágeis em seu e-mail! Faça parte da melhor comunidade de conteúdos ágeis do Brasil.

Regulamento interno: entenda a importância para sua empresa

Os 12 princípios do Manifesto Ágil

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  3. Entregar software funcionando com freqüência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  4. Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
  5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
  6. O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  7. Software funcional é a medida primária de progresso.
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
Executivos de negócios com os braços cruzados no centro de conferências |  Foto Premium

Concluindo

Resumindo, sem dúvida nenhuma o Manifesto Ágil é um grande marco na industria de desenvolvimento de software. E podemos afirmar que é através dele que mudamos uma cultura de que construir software era apenas seguir uma receita.

Recentemente surgiram o que algumas pessoas consideram uma nova versão do Manifesto Ágil, que é conhecido como: Modern Agil.

Mulheres executivas: elas se destacam pela excelência - Agenda Capital

Na minha opinião o Modern Agile é um versão mais prática do próprio Manifesto Ágil, onde ele se comprova em ações e práticas realizadas por grandes empresas. Mesmo assim, acredito fortemente que em algum momento teremos um novo manifesto que nos levará para outra “onda” de métodos.

Enquanto isso não chega, viva o Manifesto Ágil!

Gostaram gente? Eu acho que esta é a tendência de gerenciamento de projetos . Continue comigo e vamos evoluindo!. Meu nome é Clovis Pessuti sou Engenheiro e administrador com mais de 30 anos de experiência.

Deixo aqui um pensamento do Chinês Confúcio :

20 Frases de Confúcio que são verdadeiras lições de vida | Frases ...

Também gosto desta :

“Quando é óbvio que os objetivos não podem ser alcançados, não ajuste as metas, ajuste as etapas da ação”.

Confúcio

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

Estou também em outras mídias sociais :

Facebook : https://www.encurtador.com.br/hqwVW

Instagram : https://www.encurtador.com.br/qrKMY

Meu Blog de Negócios : http://www.negocioeoseguinte.blog.br/

Meu Linkedin : https://www.linkedin.com/in/clovis-luz-pessuti

Meu Tweeter : https://twitter.com/LuzPessuti

Visits: 2039

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *