Sua Clínica fazendo Dinheiro : Guia rápido e prático

Olá, tudo bem? Sou Clóvis Pessuti, Engenheiro e administrador e gostaria de apresentar este guia abaixo:

Ola amigos, por esperiencia pessoal, muitas vezes medicos subestimam a necessidade das ferramentas administrativas para obterem bons resultados financeiros. Clínicas médicas devem prezar por dois parâmetros: cuidar da saúde e bem-estar dos pacientes e manter o negócio lucrativo para garantir a rentabilidade dos profissionais que ali atendem.

Para alcançar esse objetivo é essencial que ocorra, por parte da administração, uma boa gestão financeira. Isso porque para garantir lucros é preciso haver um bom controle do fluxo de caixa, ou poderá existir gastos maiores do que entrada de dinheiro, comprometendo as finanças.

Veja, neste post, seis dicas imprescindíveis para garantir a lucratividade da clínica e implemente-as desde já!

1. Faça um diagnóstico da situação da sua clínica

Para saber o que fazer, é importante saber qual a real situação atual. Para isso, faça um diagnóstico de como está a gestão financeira no momento. Ela deve responder a algumas perguntas, tais como:

  • qual o fluxo médio de caixa atual?
  • quais são os gastos temporários e permanentes da clínica?
  • há algum setor que esteja desequilibrando as finanças?
  • há alguma área que esteja demandando remanejamento de verba?

Com essas respostas, será possível verificar o que pode ser otimizado e melhorar a lucratividade do negócio.

2. Realize um acompanhamento financeiro

No setor financeiro podem ocorrer mudanças sutis a curto prazo, mas que poderão representar quebras drásticas futuramente. Por isso, é fundamental manter um acompanhamento financeiro constante e periódico.

Caso você não tenha a expertise necessária para manter esse controle, uma boa dica é contar com o auxílio de consultorias, que entendem de gestão financeira, ou um contador. Assim, o seu papel será o de acompanhar os resultados de perto.

3. Separe suas contas pessoais das empresariais 

Um erro comum, principalmente de quem está abrindo uma clínica, é não separar das contas pessoais das correspondentes à clínica. E, ao fazer isso, você pode prejudicar a sua rentabilidade média ou mesmo atrapalhar os fluxos de caixa do negócio.

Por isso, é importante que você nunca retire qualquer valor da clínica para utilizar na sua vida pessoal ou vice-versa. É essencial ter esses espaços delimitados adequadamente, incluindo contas bancárias separadas.

4. Invista no atendimento ao paciente

A porta de entrada de verba se dá por meio dos atendimentos ao paciente. Ou seja: quanto mais clientes você tiver, maior será a lucratividade. Da mesma forma, se eles começarem a desaparecer, as finanças podem começar a ir mal.

Por isso, é importante investir no atendimento ao paciente, com o objetivo de não só fidelizá-lo, mas também para que ele possa se tornar um promotor de sua clínica, indicando-a para outros.

5. Crie um fundo de reserva

Fundos de reserva são importantes, principalmente, em casos de emergência, de forma a evitar ou atenuar possíveis empréstimos a serem realizados.

Dessa forma você poderá, caso seja necessário, resolver os problemas que surgirem sem ter que pagar juros sobre o montante financiado, ajudando a manter a saúde financeira da clínica.

6. Escute o feedback dos pacientes

É importante que você esteja atento ao feedback dos pacientes. Como falamos, eles são uma parte essencial da clínica e responsáveis pela sua lucratividade. Dessa forma, escute o feedback deles para saber quais são os pontos positivos e negativos, a fim de potencializá-los ou resolvê-los.

Assim, poderá atrair mais clientes de divulgação positiva e resolver possíveis pendências, que podem estar afastando clientes do local.

É plenamente possível superar o desafio de manter o negócio lucrativo seguindo essas dicas. Quer saber mais sobre gestão financeira? Curta nossa página no Facebook e receba posts como este diretamente em seu feed!

Terminamos portanto esse guia inicial.

Gostaram? Espero que sim! Deixo aqui um pensamento final do Genial Albert Einstein, físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica :

ALBERT EINSTEIN - Trabalhos Escolares

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.”

Albert Einstein

Gostou? Espero que sim! Meu nome é Clóvis Pessuti, sou Engenheiro e Administrador com mais de

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

Estou também em outras mídias sociais :

Facebook : https://www.encurtador.com.br/hqwVW

Instagram : https://www.encurtador.com.br/qrKMY

Meu Blog de Negócios : http://www.negocioeoseguinte.blog.br/

Meu Linkedin : https://www.linkedin.com/in/clovis-luz-pessuti

Meu Tweeter : https://twitter.com/LuzPessuti

Visits: 1061

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *