Na crise, centre na essência do negócio e sobreviva!

Olá, como vai? Tempos difíceis náo, este recomeço na COVID… Meu nome é Clóvis Pessuti e tenho por obsessão em meus posts, fornecer informações e métodos que municiem a comunidade que gerencia negócios a fortalecerem-se com as melhores opções de decisão, baseadas em conhecimento e experiência.

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Como sobreviver com todo o peso do meu Business?

De sobremaneira nos tempos atuais, é mister que sua empresa trabalhe com eficiência, por isso preste atenção especial em todos os projetos e produtos que geram renda HOJE. Eles manterão seus negócios funcionando.

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O que faz seu negócio girar?

Concentre-se no que você ganha mais e seja à prova de crises em seus negócios: pense nas atividades que exigem menos esforço e trazem alto impacto. Por exemplo, você pode se concentrar no princípio de pareto, ou seja, em produtos que precisam de 20% de seu esforço e geram 80% de lucro.

Core business: mantê-lo sempre à vista é fundamental para o seu crescimento

Direto e reto: o core business é o núcleo de um negócio. É o que uma empresa faz, o ponto forte dela. Por exemplo: o core de um banco é emprestar dinheiro, e o de uma lanchonete é vender sanduíche. E esse core deve sempre ser trabalhado estrategicamente. Para que você saiba como trabalhar essa estratégia – e para que sua empresa consiga crescer sem se afastar do que deu origem a ela neste post vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre esse núcleo.

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Mas não sei bem qual é o meu core business…

Não se preocupe, a resposta para essa questão está dentro da sua empresa. Tudo o que você precisa fazer é organizar informações para extrair dados sobre a sua atividade principal. Analisar o que é que deu origem ao seu negócio, a razão de ele existir – este será o seu core business.

Então, a partir daí, você passa a definir a estratégia. Para isso, responda algumas perguntas:

  • Quem são os meus clientes mais lucrativos?
  • Quais são as capacidades estratégicas mais diferenciadas do meu negócio? Que inovação trazemos para o mercado?
  • Quais são minhas ofertas de produtos mais críticas?
  • Quais são meus principais canais de venda?
  • Existem outros ativos estratégicos críticos que não estão sendo aproveitados?
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Fazer os negócios, qual o meu core?

Com essas respostas, você deve ser capaz de traçar a estratégia para seu core business sem medo de colocar limites e perder campo de ação. Pois é justamente ao colocar os limites que você conseguirá detectar as oportunidades.

Nesse Core Business, você tem que identificar seu CASH COW ( vaca de dinheiro)

Desenho de vaca de dinheiro com cifrões no casaco dela —  Vetores de Stock
Qual é a sua vaca leiteira ?

Vaca de dinheiro é um jargão para um empreendimento que gera um retorno constante de lucros que excedem em muito o desembolso de dinheiro necessário para adquirir ou iniciá-lo. Muitas empresas tentam criar ou adquirir tais empreendimentos, uma vez que eles podem ser usados para aumentar o rendimento global da empresa e apoiar empreendimentos menos rentáveis.

Esta espécie de “vaca leiteira” é uma metáfora para faz-se em fazendas de produção de leite, oferecendo um fluxo estável de renda com pouca manutenção.

Vacas de dinheiro são produtos ou serviços que tenham alcançado status de líder de mercado, fornecem fluxos de caixa positivos e um retorno sobre ativos (ROA) que exceda a taxa de crescimento do mercado. A idéia é que esses produtos produzem lucros a longo após o investimento inicial tenha sido recuperada. Ao gerar fluxos estáveis de renda, vacas de dinheiro ajudar a financiar o crescimento global de uma empresa, os seus efeitos positivos transbordando para outras unidades de negócio. Além disso, as empresas podem usá-los como alavanca para futuras expansões, como os credores estão mais dispostos a emprestar dinheiro sabendo que a dívida será atendido.

Você tem uma empresa mas não sabe se está tendo lucro ou prejuízo ...
Vamos recuperar o caixa!

Vacas de dinheiro também pode ser usado para comprar de volta ações já existentes no mercado ou aumentar os dividendos pagos aos acionistas.

Eles costumam trazer dinheiro por anos, até nova tecnologia ou mudança nas preferências do mercado torna obsoleta.

Desvantagens

Absorvido pensativo empresário maduro — Fotografia de Stock
Nem tudo é vantagem…

Vacas de dinheiro pode atuar como barreiras à entrada no mercado de novos produtos, como participantes precisam investir pesadamente para alcançar o reconhecimento da marca requerida para capturar uma parcela significativa do mercado longe dos jogadores dominantes. A taxa de remuneração a maior de ganhar na forma de recompra de ações ou dinheiro / share dividendos também pode aumentar o risco de futura corte de dividendos e é uma indicação da falta de oportunidade de crescimento.

Desde que a unidade de negócios pode manter os lucros com pouca manutenção ou investimento, uma vaca de dinheiro também pode ser usado para descrever uma empresa ou unidade de negócio rentável, mas complacente.

Em seu livro O Dilema do Inovador , Clayton M. Christensen argumenta que ouvir as preocupações dos clientes existentes podem impedir um negócio altamente bem sucedido de inovar, resultando em concorrentes menores, eventualmente, produzindo inovações disruptivas . Este sentimento é expresso no aforismo de negócios “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que eles queriam, eles teriam dito cavalos mais rápidos”, que é misattributed a Henry Ford , fabricante pioneiro do automóvel .

Exemplos

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O produto é um perfeito cash-cow

Produtos de sucesso que satisfazem os critérios para vacas de dinheiro incluem: a Transit Ford e picapes, Corn Flakes da Kellogg , Coca-Cola , o iPod e iPhone linhas. Hangares do aeroporto que reverteram para a posse aeroporto são muitas vezes referida como vacas de dinheiro.

Centralize a diversificação em torno do seu core business

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Diversifique e ofereça em torno da linha principal

Tenha claro o seu core business e utilize suas diversas capacidades para criar valor para sua empresa. Um grande exemplo é o Google. Cada um de seus negócios está muito bem integrado ao seu core business de busca e anúncios. Seus produtos e serviços têm como objetivo obter mais e mais pessoas para o ecossistema Google.

Assim, apesar de ter aparentemente diversificado em tantas coisas, incluindo auto-condução de carros e usinas de energia solar, o Google mantém o core business no centro de toda a diversificação — e todas as estratégias são focadas em torno dele.

Alinhe sua diversificação para obter clientes repetidos

A confiança do Pequeno e Médio Empresário - Diego Maia
Fortaleça a diversificaçào mas dentro do core…

Os negócios são dependentes da repetição de clientes. Assim, a diversificação só deve acontecer para fortalecer o negócio existente de uma empresa, aumentando sua proposta de valor para os clientes.

Como aconteceu na aquisição da Pixar realizada pela Disney: essa diversificação assegurou a repetição da compra pelo mesmo cliente para necessidades diferentes, mas relacionadas.

Não expanda agora!

Stressado jovem empresário olhando irritado com braços cruzados de ...
Espere a tormenta acalmar!

Com o crescimento do seu negócio, é natural querer expandir a gama de produtos e serviços oferecidos. No entanto, a prioridade antes de qualquer diversificação é tornar o seu core business estável em termos de capital e recursos. Seu negócio principal é o que financiaria a diversificação por algum tempo.

Escolha bem os parceiros ao redor

Um negócio existente requer quantidades significativas de tempo e energia da gerência. Por isso, é essencial olhar para a estrutura da equipe de dentro.

Identificar os colaboradores que têm propensão para ir além da execução das tarefas diárias é fundamental para inovar dentro do negócio. Assim, as equipes de gestão devem ter não só a responsabilidade, mas também deve ser autorizado a mover as coisas para a frente.

No dia a dia

No cotidiano, as rotinas devem criar novos hábitos e formas de pensar sobre o crescimento. De acordo com este artigo da Forbes, aqui estão algumas maneiras simples de criar as rotinas de crescimento certo:

Dia do Empresário Contábil - Notícias - Seu Condomínio
Práticas diárias… preste atenção

  • Identificar a atitude ou o modo de pensar mais crítico e criar uma rotina simples para transformá-la em um hábito;
  • Identificar os stakeholders críticos que desempenham um papel importante na execução da sua estratégia de crescimento. Criar rotinas que trazem sua perspectiva e seu pensamento e aumentar interações positivas com eles;
  • Menos é mais! Priorize suas rotinas e decida quanto mais você pode absorver. Uma vez que uma rotina é hábito, experimente outro. Não se mova até que a rotina esteja incorporada. Realmente incorporada!
  • Dê a cada rotina algumas tentativas para ver como funciona e decida quanto tempo você vai dar para testar. Em seguida, seja incisivo em detê-la rápida e publicamente se não funcionar.

Pivotar: evolução natural ou risco?

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Mas o que é PIVOTAR?

O que é pivotar?

O termo está cada vez mais disseminado entre empreendedores. O verbo pivotar é uma referência aportuguesada do verbo, em inglês, to pivot, que significa girar. Para ficar mais claro: quem pivota está, em outras palavras, mudando um negócio. Mas não é uma alteração pequena, apenas alguns ajustes, é uma verdadeira revolução, um giro.

É por isso que assumir o risco de empreender vale a pena, mesmo quando o projeto não deslancha. Muitas vezes, o insucesso ou apenas a constatação de inviabilidade de um empreendimento é a oportunidade para estruturar um novo modelo de negócios com uma vantagem: agora, você já sabe onde está o erro e já identificou quais são as melhores oportunidades para alavancar sua empresa.

O mercado muda com muita rapidez: novas referências, novas demandas, novos consumidores surgem a todo momento. E, na intenção de aumentar seu faturamento com essas mudanças, empresários tendem a pivotar seus negócios – ou seja, mudar o core business, dar um giro.

Pensando nesse dilema, sempre nos vêm à mente os equívocos da Xerox e da Kodak que por manter seu foco exclusivo acabou perdendo espaço no mercado.

Porém, em uma Pesquisa Global realizada pela McKinsey, foi apontado que, ao longo do tempo, as aspirações das empresas em crescer pivotando suas atividades produziram resultados modestos. Aos buscar crescimento fora de seus core business, essas empresas conseguiram poucos ganhos de receita. Assim, a questão da pivotagem deve ser tratada com muito cuidado, pois pode trazer riscos à operação.

Como pivotar, então?

Bonito · empresário · pensando · negócio · idéias - foto stock ...
Como pivotar?

Pesquisando, planejando e elaborando uma aprofundada estratégia para o futuro: é assim que quem pretende mudar o core business deve proceder. Para isso, listamos alguns drivers necessários para fazer certa mudança:

Compreender o contexto do mercado: para as empresas que desejam expandir-se para novas atividades, é importante entender primeiro até que ponto o crescimento além do core business em sua região e indústria é uma oportunidade ou um risco. O crescimento para novas categorias, por exemplo, vale mais em economias emergentes do que nas economias desenvolvidas.

Encontrar o crescimento perto de casa: identificar oportunidades de crescimento que possuem ligações únicas entre a atividade futura e o core business. Em outras palavras, ideias ou oportunidades onde seja possível aproveitar capacidades e habilidades já existentes.

Crie as capacidades certas: ao planejar a busca de novas oportunidades fora do seu core business, os líderes devem avaliar as capacidades de suas empresas para garantir que os processos e práticas corretas estejam no lugar para maximizar o valor que novas atividades podem agregar. As empresas com os recursos para digitalizar, avaliar e integrar oportunidades têm uma chance muito maior de criar valor com esses movimentos.

Muito bem, espero que você tenha gostado desta excelente opçào na crise, que é a de centralizar-se e formar caixa. Nada de inventar demais, OK? Recolha-se um pouco… Para ajudar-mos nesta inspiraçào estratégica, lembro das inteligentes palavras do magnífico grande mestre internacional de xadrex Gary Kasparov, o maior enxadrista de todos os tempos:

Garry Kasparov (President Welles) | Alternative History | Fandom

Ganhar não é um segredo que pertence a poucos. Ganhar é algo que podemos aprender estudando a nós mesmos, analisando o ambiente e nos preparando para qualquer desafio que apareça em nossa frente.

Garry Kasparov

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

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