Marketing médico – Estratégias de longo prazo

Médica sorrindo | Cuidados para evitar hemorroidas | I Digestivo
Tenha uma opção de destaque na carreira!

Olá, tudo bem? Sou Clóvis Pessuti, especialista em gestão, com mais de 30 anos de experie durante estes dias, estou abordando o assunto Marketing Médico. Muito se fala sobre os bons resultados que uma adequada estratégia de Marketing podem devolver para sua carreira e sua Clinica. mas isso tem que ser , mais que adequado : quando falamos de longo-prazo, estamos nos referindo a uma construção, de um resultado que tem que vir consistentemente por um longo e intenso trabalho de fixação de uma marca pessoal indelével e positiva.

Retrato De Sorrindo Médicos E Enfermeiros (com imagens) | Retrato ...

Antes de mais nada, uma reflexão.

Jay Conrad levinson, um grande especialista de Marketing e idealizador e designer do Marketing de Guerrilha, preconizou que “Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois ele é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente”.

Marketing de Guerrilha - Jay Conrad Levinson
PENSE NO PROCESSO, NO LONGO PRAZO

Então, era esse o ponto que eu gostaria de abordar a você Médico(a). Quando se trata de estratégias de longo prazo, é necessário imaginar, fazer uma investigação pessoal de características pessoais que gostaria de desenvolver. Porquê as ações demandarão uma dedicação consistente de longo prazo.

Então, imagine as ações que você faria, mesmo que se não te pagassem nada para fazer. Ou seja, as atividades que você faz porque é isso que você nasceu para fazer!

POIS BEM, CLARO QUE EXISTEM AJUSTES, MAS TENHA ESTE ESPÍRITO NO LONGO TERMO, OK?

Estratégias vencedoras

Para obter excelentes resultados orgânicos (ou seja, sustentáveis e sem custos adicionais) no médio e longo prazo, a melhor estratégia é a de criação de conteúdos ricos que interessem ao seu público e que sejam distribuídos pelas redes sociais (indico algumas ferramentas para facilitar isso no final do post).

Estratégia de longo prazo #1: Torne-se uma autoridade através do marketing de conteúdo

O que é o e-Médico e como ele pode ser utilizado? - Penta ...
Torne-se uma central de informação confiável e útil!

Para que você seja encontrado na internet, primeiramente é necessário que você tenha um blog. Este blog pode ser Wix ou WordPress (recomendamos o WordPress.org por ser mais flexível).

É trivial que o seu site ou blog seja responsivo, ou seja, funcione de forma amigável pelos smartphones.

Mas o principal recurso mesmo que você precisa é de tempo para escrever.

É muito importante para que esta estratégia de marketing de conteúdo dê certo são: paciência, disciplina e persistência!

Como falei no início deste tópico, é uma estratégia que só vai te trazer retorno significativo no médio e longo prazo.

Doutor Que Usa O Computador No Escritório Médico Imagem de Stock ...
Seja persistente!

Use as redes sociais como Facebook e Instagram e aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp para distribuir estes conteúdos e faça com que ele chegue ao máximo de pessoas possível.

Você terá que produzir conteúdos otimizados para o Google regularmente (vídeos, artigos de blog, ebook, etc).

Recomendamos que faça 1 conteúdo de 500 palavras ou mais por semana durante 6 meses para começar a sentir algum resultado.

Qual o conteúdo ideal para ser colocado no blog?

Marketing de Conteúdo para Médicos: Qual a Importância? - Blog WSI
Quais os assuntos a abordar

Os motores de busca do Google buscam ajudar as pessoas a encontrarem o que estão procurando.

Portanto, é natural que ela apresente nos primeiros resultados aqueles mais relevantes e com maior credibilidade.

Relevância é uma medida de quão bem você cria conteúdos relacionados às palavras-chaves que os usuários digitam no Google para encontrar sua publicação.

Autoridade é uma medida de quantas pessoas compartilham ou fazem referência com links para o seu conteúdo.

Para ter melhores resultados, existem algumas técnicas de escrita para web que chamamos de SEO. Este assunto ficará para um próximo post.

Sobre o que escrever?

Jovem médico pensando | PSD Premium

Pode parecer complicado, mas não é!

Comece escrevendo sobre assuntos que são mais recorrentes no seu consultório.

O que os pacientes mais perguntam para você diariamente? É justamente sobre estes assuntos que você deve produzir conteúdo.

Eles servirão para te transformar numa autoridade no assunto.

Outra ideia legal para produção de conteúdo é falar sobre os tratamentos ou procedimentos que você ou sua clínica realiza.

Quando eu paro de produzir conteúdos?

Nunca! Continue produzindo e faça disso um hábito.

Médico de jaleco branco de médico está usando um tablet e sorrindo ...
Produza sempre!

Caso não tenha como produzir, contrate alguém muito bom para os conteúdos em texto e mantenha-se produzindo vídeos se você se sentir confortável com isso.

Sugerimos que nesses primeiros 6 meses você mesmo produza inclusive os textos pelo simples motivo de que quando terceirizamos nossos textos, eles acabam ficando superficiais (há algumas exceções, recomendamos algumas empresas para produção de conteúdo mais adiante).

A melhor estratégia é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo onde você postará os conteúdos completos.

Use as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo uma chamada para que o leitor vá até o seu blog para consumir o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.

Estratégia de longo prazo #2: Administre suas redes sociais com maestria

Coronavírus: 16 milhões de menções em redes sociais nos últimos 30 ...

Use as redes sociais sem moderação para potencializar a marca da sua clínica e principalmente para construir relacionamentos.

Como usar as redes sociais no marketing médico

Divulgue conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas das pessoas que curtem a sua página.

Publique dicas de saúde relacionadas à sua especialidade em texto ou vídeo com frequência, sempre respeitando as regras do CFM já citadas, sem violar a lei.

As pessoas passarão a te seguir e compartilhar as suas dicas e, quando tiverem algum problema, se lembrarão de agendar uma consulta com você.

Segue dicas específicas para cada uma das redes sociais. As mais relevantes para a área da saúde são o facebook, Instagram e Linkedin.

Facebook

Afinal, médico pode ter facebook? Marketing Médico Digital ...

Primeiramente tenha a sua página profissional no Facebook  ou Fanpage para divulgar o seu trabalho, não apenas o seu perfil pessoal.

A Fanpage oferece a possibilidade de impulsionamento de publicações, o que por si só já é uma grande vantagem, já que as publicações orgânicas (ou gratuitas) atingem apenas cerca de 2%  dos seus seguidores.

Além disso, apenas nas fanpages é possível utilizar ferramentas de automação do atendimento como chatbots (secretárias robôs).

Instagram

Marketing Ninjas: 3 ferramentas gratuitas para o médico melhorar ...
Esta rede está crescendo muito na área médica!

O Instagram atualmente é a rede social que vem dando melhores resultados orgânicos (gratuitos).

Esta rede é mais voltada para o sentido visual, ou seja, os destaques são para as imagens e vídeos curtos.

Fazer uma boa apresentação na BIO do seu perfil é fundamental. Deixe explícito os serviços que a sua clínica presta, site, endereço e formas de contato. O desafio é conseguir digitar tudo isso em apenas 150 caracteres.

Utilize então imagens e vídeos de boa resolução que retratem tratamentos, curiosidades e dicas sobre alguma doença da qual o seu estabelecimento trata.

Utilize também o poder dos Stories do Instagram para atingir ainda mais pessoas.

LinkedIn

Estratégia de marketing pessoal no LinkedIn

Use o linkedIn principalmente para se conectar com possíveis parceiros, fornecedores e colegas de profissão.

Cadastre a sua clínica como uma empresa e configure o seu perfil corretamente com toda a sua experiência e qualificação para transmitir autoridade.

Whatsapp

Descubra Tudo Sobre Whatsapp Marketing para Clínicas Médicas
Excelente ferramenta , use mas sega as normas do CFM

Infelizmente este é um canal ainda é impossível de ser utilizado em larga escala, porém há sinais de que o Whatsapp está evoluindo para se tornar uma ferramenta entre empresa e pessoas e, provavelmente, em breve se tornará uma ferramenta mais prática para aquelas que tenham um grande número de atendimentos diários.

É importante lembrar que este meio só pode ser usado para tarefas auxiliares como agendamentos, envio de lembretes das consultas e tirar algumas dúvidas sem violar o CFM, jamais deve ser usado para a realização de consultas.

Erros que você deve evitar na sua estratégia via Redes Sociais

Os 5 segredos das grandes clínicas que todos os profissionais de ...
O que não devo fazer?

Existem alguns erros frequentes em páginas de redes sociais e blogs de médicos que podem acarretar em perda de audiência.

Aliás este é o principal motivo de muitos profissionais se queixarem que as redes sociais mais usadas não trazem resultados concretos.

Selecionamos os principais erros a seguir:

  • Deixar a página esteticamente desagradável
  • Não criar campanha pagas pelo Facebook Ads
  • Não preencher a página de “sobre” ou a BIOS da sua clínica
  • Não ter um blog ou site
  • Não ter uma Página no Facebook
  • Postar conteúdo interessante para você e não para a sua audiência
  • Não postar conteúdos regularmente
  • Não falar uma linguagem que os pacientes entendem
  • Deixar as redes sociais aos cuidados de amadores
  • Não interagir com os pacientes
  • Não ter um perfil do Instagram
  • Não criar as métricas corretas e não monitorar

Estratégia de longo prazo #3: Invista em relacionamento e marketing boca a boca

Médico · médico · família · feliz · isolado · branco · família ...
Atenda bem, seja comunicativo, simpático!

Essa é a forma mais eficaz de fazer marketing.

As pessoas confiam no que as outras falam e recomendam, então, ao ter um relacionamento diferenciado com seu paciente, ele terá uma experiência melhor com você.

É perceptível que a área da saúde no Brasil carece de profissionais que tenham empatia, ou que, pelo menos, se esforcem para entender o que cada paciente que chega ao seu consultório pode estar passando.

“Por que, antigamente, os médicos eram mais respeitados e considerados quase membros da família?”

É verdade que não era por causa do Facebook! Também não existiam os aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou Messenger na época, muito menos Instagram.

O que fazia a diferença, e ainda hoje faz, era a atenção que os médicos tinham com seus pacientes e é importante que esta atitude seja cultivada.

Este é um grande diferencial até hoje: o profissional que sabe ouvir e atender olhando nos olhos é mais respeitado do que outros.

Unidade de Saúde Causa Transtornos a Pacientes em Hortolândia ...
Saber atender é o principal!

Esse é o profissional da saúde que todos querem ter por perto. Um ser humano que realmente se preocupe com as aflições e sofrimentos dos pacientes e que busque ajudá-los.

Se você focar apenas no marketing digital médico e não atender o seu paciente com excelência, de nada adiantará todo o trabalho.

Estratégia de longo prazo #4: Pense na experiência de atendimento do seu paciente

Enfermeira E Pacientes Felizes Imagem de Stock - Imagem de ...
Vamos tratar bem, acolher

A experiência do paciente já começa no primeiro contato com seu site, redes sociais ou com a recepcionista.

O atendimento por pessoas sem treinamento pode acabar com a reputação da sua clínica.

Para se diferenciar dos outros estabelecimentos, você deve ter um atendimento pré e pós consulta que realmente encante.

Boas práticas:

Recepção de clínica médica: como melhorar a experiência do paciente?
Tenha uma clínica acolhedora!

  • Responda aos seus pacientes instantaneamente. Mesmo se for por aplicativos de mensagens ou redes sociais, evite passar mais de 10 minutos para responde-los.
  • Envie lembretes da consulta 1 dia antes sem ser invasivo, prefira mandar em formato de mensagens de texto SMS ou por aplicativos de mensagens instantâneas.
  • Envie uma pesquisa de satisfação para o paciente avaliar o seu serviço após a consulta. Aproveite para perguntar se o paciente está se sentindo melhor.

É possível automatizar tudo o que foi citado acima rapidamente e a um baixíssimo custo com uma secretária virtual como a Cloudia.

Ferramentas de marketing para clínicas e consultórios

Guia prático: dicas e equipamentos para canais no YouTube – Tecnoblog
Bem, cerque-se de bons instrumentos físicos e virtuais

As principais ferramentas que sugerimos são:

– Aplicativo de celular grátis para gravação e edição de vídeos: Inshot.

– Ferramenta para elaboração de tutoriais em vídeo e para captura de imagens telas pelo computador: ShareX. È possível fazer vídeos em gifs, vídeos em mp4 e capturar e editar telas rapidamente com este programa.

– Serviços de produção de conteúdo em texto para médicos: iMedicina Pro. Também há opções genéricas como o Rock Content ou Contentools.

– Plataforma de gestão de conteúdo online: Contentools. Trata-se de uma ferramenta que permite centralizar ideias, calendário editorial, publicação em blogs, distribuição nas redes sociais e análise de resultados dos conteúdos. É ideal para times de marketing, agências e também clínicas que produzem conteúdo com times externos (como freelancers e a partir de user generated content).

Ferramentas online para melhorar a gestão em pequenas e médias ...
Utilize as ferramentas !

– Serviço de revisão de anúncios para não infringir o código de ética no marketing médico:  Maia e Munhoz consultoria.

– Secretária virtual ou chatbot específico para o público da saúde: Cloudia.  Existem também outras soluções genéricas americanas deste tipo de serviço como o Manychat ou Chatfuel.

– Software de gestão de clínicas integrado: Feegow Clinic. Existem outros softwares no mercado que também são muito bons como o iMedicina e o iClinic.

– Serviços de automação de email marketing: RD station ou Mailchimp.

Obs.: Alguns softwares de gestão de clínicas já possuem um serviço de email marketing para relacionamento com os pacientes.

– Sites e Blogs simples e rápidos: Wordpres.comWordPress.orgBloggerJoomla.

– Portais de buscas por médicos: Doctorália e Boa Consulta e redeolhos Possuem opções pagas e gratuitas.

– Controle e otimização de filas em clínicas: Filazero.

– Monitoramento das métricas de sites: a opção mais eficiente e gratuita é o Google Analytics.

Bem, espero que tenham gostado das informações trocadas. Realmente as estratégias para Marketing Digital no tocante ao longo prazo necessitam dedicação.

Mas vale a pena e muito! Deixo aqui um pensamento de um dos reis do Marketing, uma das pessoas mais influentes do mundo nesta área : Philip Kotler ;

Conoces a Philip Kotler, el padre del marketing? » Alvaro Mendoza

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

Philip Kotler

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

Estou também em outras mídias sociais :

Facebook : https://www.encurtador.com.br/hqwVW

Instagram : https://www.encurtador.com.br/qrKMY

Meu Blog de Negócios : http://www.negocioeoseguinte.blog.br/

Meu Linkedin : https://www.linkedin.com/in/clovis-luz-pessuti

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