Marketing Médico Guia Completo.1.º passo: Mude você agora!

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Como fazer Marketing Médico se o próprio médico ainda não está pronto?

Não faz sentido, não é mesmo? Meu nome é Clóvis Luz Pessuti, especialista em gestão e gostaria de abordar este aspecto do Marketing Médico.

Não é necessário muito esforço para perceber que houve nas últimas décadas um fenômeno de contraposição psico-social em relação a classe médica.

Miami Medical : Miami Medical : Photo Elisabeth Harnois, Jeremy ...
Acostume-se com a ideia. Quem salva vidas sempre será uma estrela

Se por um lado, o fenômeno da internet e telemedicina e da competição cada vez maior, moveram o profissional médico a expor seus pensamentos, sua imagem , suas atitudes a um público por muitas vezes julgador;

Por outro lado entretanto, a figura quase mítica e por vezes elitizada de uma classe formada em média por indivíduos de alto saber, sempre ótimos estudantes, normalmente seguido de sólida situação financeira familiar, porém tratados com relativa posição agressiva/depreciativa dos últimos governos.

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O Clima não está ideal para a classe médica e a hostilização está no ar

Criou-se portanto, um “palco “quase ideal em que biografias de pessoas em que sua grande maioria, são excelentes profissionails, fossem queimadas por características “anti-marketing”.

Então, vale menos ter-se uma linda clínica e equipamentos caros e vale muito mais um profissional médico muito bem visto, muito simpático, comunicativo e competente. Este é o caminho para o sucesso profissional.

7 habilidades que todo médico deve ter
deixe o seu todo ser seu maior marketing

Doutor(a), se seu nome é a sua marca, é imperativa a necessidade de se investir em uma estratégia vencedora de marketing pessoal.

Aqui não estou falando de apenas sorriso e aparência. è uma necessidade de adequação e transformação.

Essa é uma estratégia muito parecida com a que empresas utilizam para promover a sua imagem e alcançar maior credibilidade junto ao público.

Nesse caso, o seu objetivo é o mesmo, mas o que muda são as ações que levam até ele.

É necessário entender que muitos são aqueles que disputam espaço com você no mercado. Além disso, conforme a sua área de atuação, é possível que o cenário seja de saturação.

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O cliente está com o poder

Na prática, não faltam opções ao seu potencial cliente. Ele vai à internet e, em uma simples busca, é apresentado a uma lista de soluções que prometem o mesmo que você.

O mesmo acontece quando pergunta a amigos e familiares.

A questão, então, é: por que você deve ser o escolhido? Se souber destacar as suas competências e habilidades, certamente ganhará pontos importantes com sua audiência.

Já dá para entender qual a importância do marketing pessoal, não é mesmo?

Mas esse é só o início do nosso aprendizado de hoje.

Construímos neste artigo um guia com tudo sobre marketing pessoal, do conceito a dicas para elaborar a suaestratégia como médico(a).

O Dr(a). também vai conferir exemplos, sugestões de livros e entender como orientação e até eventualmente o coaching pode ajudá-lo a se posicionar de maneira contundente junto ao seu público.

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Bem-vindo ao Marketing Pessoal

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é uma estratégia composta por ações cujo objetivo é qualificar a imagem de um profissional e seus serviços no mercado de trabalho.

Não se resume apenas a preocupar-se com a aparência, mas também com a sua postura, comportamentos e networking.

O marketing pessoal é praticado a cada vez que você consegue utilizar suas habilidades e qualificações para se diferenciar e alavancar sua carreira, deixando a sua própria marca.

O segredo é se fazer notar.

Pouca adianta você ser um ótimo profissional, com habilidades valorizadas no mercado, se ninguém vê isso.

Nesse bolo, está a sua Clínica ou Clínica que trabalha, ou hospital, a concorrência e o público em geral, que são os seus potenciais clientes.

Essa é uma justificativa para fazer marketing, mas não de qualquer forma, muito menos sem planejamento.

Saber se vender não é, de maneira alguma, sinônimo de culto ao ego ou simples vaidade pessoal.

Estamos falando sobre uma maneira de destacar positivamente as suas habilidades, entregando valor às pessoas e fazendo com que elas tenham uma excelente impressão sobre você e sobre aquilo que oferece.

Alguns profissionais, é bem verdade, sabem fazer o seu marketing pessoal de maneira muito natural, como parte da personalidade.

Médico · médico · família · feliz · isolado · branco · família ...
Você se destacando na concorrência!

Mesmo nesses casos, é possível lapidar esse talento e aprimorar ainda mais tais características.

Mas também não se preocupe se você é do tipo que nunca leva o crédito por aquilo que criou.

Trata-se de uma competência que pode ser desenvolvida e aprimorada.

Para isso, basta querer.

Bem, isso nos leva a seguinte questão:

Por que o Marketing Pessoal é importante para um profissional médico?

Homem jovem médico isolado mostrando o número um com o dedo | Foto ...
veja a relevância…

O marketing pessoal do médico(a) pode ajudar você a se tornar mais conhecido, a conquistar o primeiro emprego, a alcançar um cargo mais alto na empresa e a atingir quaisquer objetivos específicos que tenha para a carreira.

Sua importância está justamente em garantir que as pessoas percebam as qualidades do seu trabalho e os diferenciais que você possui frente aos demais.

Comportamento, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são apenas alguns dos componentes que ajudam a moldar a sua imagem.

Cada detalhe conta para trabalhar para que ela seja positiva, revertendo em benefícios para você.

É válido dizer ainda que o marketing pessoal é importante para profissionais de todas as áreas, nas mais variadas fases de suas carreiras.

Um assalariado, por exemplo, pode usar essa estratégia para obter uma promoção ou uma melhor remuneração.

Já um gestor depende desse esforço também para conquistar a simpatia e motivar sua equipe.

Por outro lado, um profissional de saúde necessita do marketing pessoal, pois o seu nome é a sua empresa, a sua marca.

E é fundamental que falem bem dela, não é mesmo?

Família · médico · isolado · branco · homem - foto stock © Kurhan ...
Existe um altíssimo valor na imagem que as pessoas tem de você

Marketing Pessoal médico: Como colocar em prática

Ao chegar aqui, você já entendeu o que é marketing pessoal e o quão importante é investir nessa estratégia.

Agora vamos a prática, como implementar?

É o que iremos explicar agora, apresentando direcionamentos fundamentais para esse processo.

Vamos conferir?

1. Tenha um objetivo

Símbolo médico do Caduceus ilustração stock. Ilustração de ...
Aonde você quer chegar?

Do que adianta um médico(a) trabalhar o seu marketing pessoal se, antes, não estiver estabelecido um objetivo bem claro sobre o que você deseja alcançar?

Então, não comece sem traçar uma meta, em seguida, as ações necessárias para concretizá-la.

Você deseja uma promoção? Está de olho em uma vaga na concorrência? Deseja mudar sua área de atuação?

Não faça como um marinheiro de primeira viagem – mesmo que seja um.

Com um norte marcado na sua bússola, fica mais fácil traçar planos no curto, médio e longo prazos.

Também pesquise junto a outras pessoas que já atingiram o que você almeja e verifique se não é necessário uma qualificação ou experiência mais específica para tal, por exemplo.

Afinal, para ter sucesso ao trabalhar a sua imagem, é necessário garantir que as suas habilidade sejam suficientes.

2. Pratique o autoconhecimento

Autoconhecimento: pedra fundamental - PerfTracker
SEM FRESCURA, MAS NECESSÁRIO. QUEM É VOCÊ??

o Pprofissional médico que conhece a si mesmo faz é uma maneira eficiente de promover marketing pessoal.

Quem ganha, no final, não é apenas você mesmo, mas também quem trabalha à sua volta, a empresa, seus amigos e família.

É fundamental listar quais são seus pontos fortes e fracos ( sim, médicos também tem pontos fracos! Ninguém é superhomem ou wonderwoman) e identificar o que você pensa e faz em relação a cada um deles. Fundamental esta autocrítica.

Isso não vale somente para aptidões técnicas, mas principalmente para aspectos comportamentais.

Você é bom em quê? Liderança? Inteligência emocional ?

No que pode evoluir? Autoconfiança? Resiliência?

Reflita sobre qual seria a melhor maneira de lidar com eventuais dificuldades e como fazer para desenvolver suas capacidades mais fortes.

3. Invista em qualificação – mas não se esconda atrás dela!

CED - Centro de Especialidades e Diagnósticos
Investir em qualificação é diferenciar-se

Conhecimento nunca é demais. É como diz a sabedoria popular: a inteligência é um bem que ninguém pode nos roubar.

Mesmo que você o médico (a ) seja um excelente profissional, não caia nas armadilhas da zona de conforto.

A estagnação o afasta dos objetivos e atrapalha o seu desenvolvimento. Como consequência, a imagem que transmite de você mesmo nunca é tão boa quanto poderia ser.

Portanto, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado. Utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novos saberes.

Seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação, permita-se evoluir.

Com um mercado cada vez mais competitivo, você precisa ter, além das qualificações comportamentais, habilidades técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais.

4. Fique atento à sua postura

Operadoras de saúde recorrem a médico de família para baratear ...
Atenção aos detalhes

É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.

Pode parecer bobagem, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Quer um exemplo? Só de olhar nos olhos do seu colega de trabalho, você já demonstra transparência e sinceridade.

É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.

Evite olhar para as mãos, para o chão ou qualquer outro ponto que chame sua atenção.

Mostra desinteresse no que a outra pessoa está dizendo.

A postura do seu corporal de um médico também transmite mensagens, às vezes subconscientes. Por isso, vale prestar atenção aos seus gestos e expressões faciais.

Desenvolva a comunicação não-verbal. Os benefícios são evidentes.

Sentar desajeitado na cadeira, por exemplo, demonstra desleixo.

Ficar de braços cruzados ou com as mãos do bolso, por sua vez, pois denotam falta de interesse em socializar e tédio.

Vale o alerta: é nos detalhes que uma estratégia de marketing pessoal conhece o sucesso ou o fracasso.

5. Cuide do seu visual

Médicos felizes sorrindo para a câmera | Foto Premium
a primeira impressão é que fica…

Marketing pessoal médico não é só aparência, mas é também visual.

Ainda que o ambiente organizacional seja mais flexível, há cuidados que precisam ser mantidos.

Nessas horas, vale o bom senso de compreender onde você está.

O ponto é: seu visual demonstra a imagem que você deseja passar para os outros.

Além disso, para trabalhar o seu marketing pessoal não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas sim cuidar da aparência e da higiene.

Barba bem aparada para os homens e acessórios sem muitos exageros para as mulheres são uma boa dica.

Em um sociedade que valoriza tanto a aparência, goste você ou não, seu visual é o seu cartão de visitas.

6. Seja um bom ouvinte

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Ser um bom ouvinte é importante

Colegas médicos, clientes, pacientes, chefes e residentes: todos têm algo a ensinar.

Às vezes, os melhores conselhos e as dicas mais valiosas surgem quando se menos espera, em um bate-papo informal.

Mostre que você é um bom ouvinte e passe a ter a admiração das pessoas ao seu redor.

Eles irão se sentir mais valorizados, sabendo que a opinião deles importa para você.

7. Melhore sua comunicação

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Tenha excelentes habilidades de comunicação!

Ouvir melhor é parte da comunicação, mas não é o todo. É preciso mais para dominar a interlocução como um todo.

Por isso, tenha o máximo de cuidado ao se expressar, seja no trabalho ou no trato com clientes.

Fale de forma clara e evite gírias, ainda que esteja em uma videoconferência via redes sociais.

Se existem alguns termos específicos na sua área de atuação, busque ter o domínio deles para não acabar fazendo feio.

Vale o mesmo para a escrita.

Utilize corretores de texto ou ferramentas online para ajudá-lo a não enviar e-mails ou redigir documentos com problemas de ortografia e repetição de palavras.

Muitas vezes uma informação importante e de muito valor não é considerada porque a pessoa que o recebe não confia, pois se a pessoa não foi cuidadosa nas palavras, terá sido na essência técnica?

8. Esteja ligado no que acontece no mundo

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Abra seus horizontes!

Já que estamos batendo bastante na tecla da comunicação, não ignore o que acontece na sociedade. O médico não pode estar alienado nem do mundo e muito menos nas evoluções de sua área de especialização.

Se estar bem informado é algo que já faz parte da sua rotina, ótimo, pois demonstra competência Se não for o caso, ainda há tempo de mudar.

Afinal, você não vai querer ficar perdido no assunto quando as pessoas ao seu redor estiverem falando sobre atualidades, não é mesmo?

Ou, ainda, ficar sem resposta quando alguém perguntar sua opinião sobre determinado assunto.

Então, procure acompanhar as principais notícias diariamente, seja do jeito que for.

Com os meios digitais, não há desculpa para agir diferente.

9. Honre seus compromissos e seja pontual

Palavras "médico" e "pontual" não poderão mais estar na mesma frase
Quer perder o respeito de alguém? Atrase-se

Sabe aquela conversa de que é charmoso chegar atrasado? Em um encontro romântico pode até ser, mas, no universo corporativo, essa não cola. Um médico(a) realmente profissional, tem cuidado para honrar seus compromissos.

Se o Doutor (a) quer fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega.

Há quem faça isso de modo consciente, tentando demonstrar um senso de heroísmo para dar conta de uma rotina incrivelmente atribulada.

É um erro, uma armadilha, uma autossabotagem.

Quer uma dica? Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo. De preferência, tente sempre chegar com 10 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso.

Esse cuidado passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.

10. Seja um bom líder

East Central Iowa Acute Care
Seja no que fala ou nas atitudes, faça jus às expectativas que depositam em você.

Um médico de futuro é aquele que ajusta as suas habilidades de liderança para atingir os objetivos pessoais e da empresa que atua.

A capacidade de liderar é cada vez mais vista como um diferencial importante.

Ser capaz de inspirar a equipe e se tornar uma referência para ela é também mostrar o seu valor.

Mas essa é uma competência que aparece em várias outras situações, inclusive na forma como você conduz a sua vida pessoal e profissional.

Será que você demonstra ser o líder do próprio desenvolvimento?

Seja no que fala ou nas atitudes, faça jus às expectativas que depositam em você.

Tenha uma postura de liderança.

11. Faça networking

Marketing pessoal, networking e contatos - As diferenças
você necessita de parceiros , seguidores e fãs

O médico(a) que Trabalha para ampliar a sua rede de relacionamentos faz algo básico e importante de de marketing pessoal.

Afinal, você precisa de parceiros, assim como necessita de seguidores e fãs.

Relacione-se com pessoas de sua área de atuação ou do segmento no qual você atua ou gostaria de atuar.

Participe de eventos como palestras, cursos e seminários.

Troque cartão de visitas.

Mas lembre que networking é uma via de mão dupla, na qual não é só você que sai beneficiado. Também ajude sua rede quando possível e mantenha sempre contato.

É justamente por meio dessas relações que você cria vínculos, conhece pessoas, compartilha interesses comuns e, em última instância, é notado e lembrado.

12. Invista em algo seu único

Um retrato dos médicos do Brasil - SBM
Tenha uma marca diferente, um diferencial

Sabe aquela habilidade que você julga possuir? Que acredita ser melhor do que outros médicos? O que te faz único?

Então, se dedique com mais afinco a ela!

Pode ser algo que pareça irrelevante em um primeiro momento, como aquela apresentação estruturada e visualmente agradável ou a capacidade de organizar ideias.

O importante é não ser mais do mesmo. Procure desenvolver sua diferenciação.

Mostre que você não é aquele médico(a) que saiu da faculdade igual a todos os outros da sua área

Tenha aquele diferencial que fará as pessoas lembrarem de você.

13. Cuide de sua imagem virtual

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bem-vindo ao seu eu virtual. Cuide dele!

Para um médico(a), a internet pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal. Depende de você.

Tenha muita atenção e cuidado – especialmente com as redes sociais!

Sempre mantenha a coerência entre o que é dito e o que se faz na vida profissional e fora dela.

O marketing pessoal está cada vez mais ligado à imagem virtual.

Os recrutadores, líderes e o mercado como um todo estão de olho naquilo que você publica.

Então, pense bem antes de postar. Evite compartilhar fotos ou informações muito pessoais.

Utilize esse espaço para divulgar cursos que você tenha feito ou artigos interessantes de sua área de atuação.

E então? Espero que o Dr(a). tenha apreciado estas perspectivas que podem ser bastante úteis na construção de uma Persona única e identificável no marketing pessoal.

Sobre a construção da imagem, deixo aqui um pensamendo do grande Joahan Goethe – autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.

GOETHE - Cults e Raridades

“O comportamento é um espelho em que cada um vê a sua própria imagem.”

Johann Goethe

Esta semana pretendo continuar a incursão do Marketing Médico, explorando aspectos mais populares, de um ponto de vista realmente prático.

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

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