Marketing Médico – Por onde Começar?

Veja o vídeo e entenda!

Como iniciar estratégia de uma Marketing Médico do zero? Afinal de contas ninguém ensinou o médico a enfrentar este momento crítico no curso de medicina infelizmente. É uma oportunidade de melhoria que sugiro atuarem como feedback para vossas universidades.

Não faz sentido, não é mesmo? Uma formação esmerada e zero de ferramentas de sustentação da profissão. Meu nome é Clóvis Luz Pessuti, especialista em gestão e gostaria de abordar este aspecto do Marketing Médico: Como iniciar? Veja aqui comigo.

Como começar uma estratégia de marketing na clínica

Suspeito jovem médico pensando | PSD Premium
Marketing médico? Isso caiu na prova da residência?

Não precisa de MBA pra saber disso!

Calma! essa é a hora de desfilar para você a definição de VALOR, O que é ESTRATÉGIA, o que é Marketing , MIX e os 4 Ps do Marketing ( ou os 8 Ps na nova visão de Mix de Marketing ). Não vou fazer isso. UFA!!

Não é o objetivo do artigo ser acadêmico. Embora aconselhe fortemente pesquisar sobre esta estrutura básica de abordagem. Acredito muito em uma abordagem heterodoxa para assuntos ortodoxos. Então, caso não tenha intimidade com o que escrevi, por favor entre em contato que terei o prazer de informar.

Divida para vencer: Estratégias de longo e curto prazo

Steam Workshop::Divide et Impera - 3 of 5
Foi assim que César conquistou a Gália e você vencerá a concorrência!

De acordo com a American Marketing Association, o marketing visa criar, comunicar e fornecer valor para clientes e gerenciar as relações com clientes de modo que beneficiem a organização e os principais envolvidos .

No caso de clínicas e consultórios, a estratégia marketing médico é uma maneira de definir um plano adequado para maximizar o valor para o paciente, bem como auxiliar a organização de saúde e os stakeholders (acionistas/sócios, colaboradores, parceiros) a também se beneficiarem.

Ou seja, tem como meta garantir o máximo benefício para todos os envolvidos, isso significa uma estratégia do tipo “ganha-ganha”.

Tradução acadêmica : Fazemos marketing para vender mais no curto,médioe longo prazo!

Como criar uma estratégia de marketing médico

Feliz médico com prancheta comemorando vitória | Foto Grátis
Aprenda a elaborar uma estratégia vencedora!

Para iniciar sua estratégia de marketing médico, é importante usar estratégias simples de atração de pacientes para a clínicas no curto prazo.

Mas atenção: invista em paralelo nas estratégias que tragam resultados sustentáveis no médio e longo prazo (comentarei sobre elas mais adiante).

As estratégias de longo prazo normalmente são mais difíceis e exigem muita disciplina da equipe para se manter produzindo conteúdos online de qualidade por um longo período.

Mas antes de tudo, saiba quem você deseja atingir.

Defina o seu público-alvo

Definir o seu público-alvo: por que isso é tão importante?
Qual é o público que deseja direcionar?

Antes de veicular qualquer anúncio de marketing médico, tenha em mente exatamente quem é o seu público alvo.

Se você já tem alguns anos de carreira, saberá exatamente o perfil típico das pessoas que visitam o seu consultório, facilitando esta tarefa.

Antigamente só existiam os veículos em massa como TV, rádio e revistas para publicações de sua clínica. Com os avanços da internet, ficou muito fácil fazer anúncios de forma certeira, segmentados especificamente para o público que você deseja atingir.

É possível, por exemplo, que você anuncie apenas para homens com idade entre 30 a 40 anos.

O quão interessante isso é se a maioria das pessoas que você atende são exatamente homens de idade entre 30 a 40 anos?

Quanto mais direcionado for o seu marketing, menores serão seus custos e mais efetivos serão as sua ações de marketing médico.

Daí a importância de se conhecer detalhadamente quem é este público ávido pelos seus serviços.

Estratégias para conseguir mais pacientes no curto prazo

O marketing digital com certeza é o canal com melhor custo-benefício que temos para atrair mais clientes em um prazo curto.

Mas, em quais estratégias apostar?

Estratégia de curto prazo #1: Faça o Cadastro no serviço Google Meu Negócio

Destaque sua empresa nas pesquisas com o Google Meu Negócio - Blog ...

é bem interessante que você comece cadastrando o seu consultório, clínica ou hospital no Google Meu negócio.

É gratuito e te ajuda a ficar melhor posicionado na busca orgânica do Google.

Use suas palavras-chaves na sua descrição. Estas palavras-chave honram o seu nome! Tome um bom tempo analisando o que colocar, pois direcionarão ou não o cliente para sua clínica!

São justamente as palavras que as pessoas pesquisam no google quando estão procurando um médico na sua região.

Se você é oftalmologista e atende na cidade de São Paulo no bairro Perdizes, escreva essas palavras-chaves não só no Google Meu Negócio, mas também em todos seus perfis de redes sociais possíveis e site. Acrescente ainda sua especialidade e os procedimentos que você ou sua clínica realiza.

O simples cadastro já garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site.

Estratégia de curto prazo #2: Facilite que o paciente entre em contato com você online

CONTATO – Casa de Espanha
Abra os canais de contato ao máximo!

Obviamente é muito importante que seus paciente saibam como chegar até você.

Evite direcioná-los simplesmente para ligarem para seu estabelecimento.

Diminua custos e aumente a sua conversão tendo um canal de marcação de consultas online que independa de pessoas operando e onde os pacientes resolvam do jeito que eles mais gostam: através de mensagens via seu próprio site ou aplicativos para celular populares como o Messenger do Facebook ou Whatsapp.

O objetivo do site é divulgar os serviços da sua clínica ou consultório e conseguir mais pacientes, portanto ele deve ser fácil de navegar.

Você deve oferecer várias formas para que o paciente entre em contato com sua equipe facilmente (chat ao vivo, telefone, e-mail, formulários, etc…)

O objetivo do site é divulgar os serviços da sua clínica ou consultório e conseguir mais pacientes, portanto ele deve ser fácil de navegar e você deve deixar várias formas para que o paciente entre em contato com sua equipe facilmente.

Disponibilizar sua agenda e um chat ao vivo para que a sua secretária já possa interagir e marcar uma consulta por ali mesmo é um grande diferencial.

Existem ferramentas que inclusive já automatizam tudo isso, colocando uma secretária robô inteligente para agendar consultas, lembrar os pacientes do horário agendado, responder suas dúvidas e diversas outras atividades.

Estratégia de curto-prazo # 3: Outdoors e publicações físicas

Seven Design: Portifólio - Outdoor
O impacto inicial é interessante. Entenda

O Outdoor para Clínica Médica ainda é utilizado, porém anda em franco declínio devido aos custos e restrições como “lei cidade limpa”. É porém umas das formas mais eficientes no mundo da comunicação, sempre trazendo um retorno positivo e atingindo diversas camadas sociais. É mais utilizada no início de um trabalho na região, um lançamento. Suas limitaçãoes são a ausência de foco em público-alvo.

Como estreitar este foco com o público.

1º passo: Seja objetivo. A mensagem deve ser clara e objetiva, aliada a um layout sem muita poluição visual.

2º passo: Local. Apesar de atingir uma grande massa, é bom sempre ter em mente que a localização do seu Outdoor também faz a diferença.

3º passo: Criatividade. O Outdoor proporciona uma abertura criativa gigantesca. Explore e deixa sua mente viajar. Porém, observe o regimento do CRM!

Estratégia de curto prazo #4: Se inscreva em portais de busca de médicos

Rede Olhos Oftalmologia

Doctoralia - Encontre um profissional da saúde - Solicite um ...
Boa Consulta - Agendar Online Download para Android em Português ...

Vale a pena se cadastrar em portais de busca de médicos como a REDEOLHOSDoctorália ou Boa Consulta.

Você pode fazer a sua conta gratuitamente ou pagar para aparecer nas melhores posições das buscas pelas plataformas.

O interessante nestas plataformas é que você convide os pacientes a te avaliarem, produza conteúdos e tire dúvidas para ser enxergado com mais credibilidade pela web e ficar melhor posicionado.

Teste e me diga se achou uma boa solução ou não.

ESTRATÉGIA DE CURTO PRAZO # 5 : Trabalhe os seus clientes antigos

Você sabe fazer um cadastro de pacientes eficiente?
Seus antigos clientes podem se tornar uma ótima estratégia

Sem dúvidas, a sua clínica também enfrenta concorrência, afinal de contas, estamos num mercado competitivo, não importa a área de atuação. Outras clínicas podem oferecer o mesmo serviço que o seu, os mesmos exames e as mesmas especialidades. Porém, se há algo que não pode ser copiado é o atendimento. Como já explanei em post anterior (vide índice : Marketing pessoal ), o bom atendimento Conquista mais pacientes e evita perder os que já possui.

Você pode ser o melhor profissional da região e a sua equipe a mais competente, mas certamente perderão pacientes se não souberem atendê-los com o respeito que eles merecem. Uma forma muito simples de perceber isso é pensando em suas próprias experiências.

Você já deve ter ido a um restaurante que serve uma comida maravilhosa, mas não voltou mais (ou pensa duas vezes antes de ir) porque demora muito para ser atendido ou é tratado com descaso pelos garçons.

Em casos assim, preferimos não ir mais ao local e procurar outro que também tenha uma boa comida e que ofereça um atendimento excelente. O mesmo acontece com a sua clínica e não duvide que se você não trata o seu paciente da forma que deveria, ele encontrará um estabelecimento que faça isso. Além disso, fideliza os pacientes e suas famílias outros fatores :

Aumenta as chances de fidelizar pacientes

Evita problemas nas mídias sociais

Previne os conflitos

Melhora o relacionamento

Alivia medos e ansiedades

Estratégia de curto prazo #6: Anuncie no Google Adwords

Medicina e empreendedorismo: como essas áreas podem se juntar?

Os profissionais de saúde podem começar suas companhas no Google Adwords , desde a escolha das palavras-chaves até o passo a passo da configuração da campanha na prática dentro da plataforma.

O grande barato destes tipos de anúncios que geram resultados no curto prazo é que você paga por clique ou número de impressões (que é o número de vezes que o seu anúncio é exibido para usuários da plataforma).

Estratégia de curto prazo #7: Anuncie seus serviços no Facebook

Médicos sorrindo para a câmera | Foto Premium
ótima estratégia de curto-prazo

Atenção! muito cuidado: É justamente neste canal que acontece a maioria das infrações no código de ética médico.

Além de estudar o código de ética a fundo, você vai precisar ter conhecimento em como criar anúncio usando o facebook ADS. Se você não estiver totalmente seguro, então contrate um profissional de marketing digital para isso.

Neste caso, é de suma importância saber configurar suas campanhas no Facebook Marketing para ter melhores resultados.

Após criadas as suas campanhas, você pode contratar ferramentas que automatizem o atendimento dos seus potenciais pacientes.

Como já expliquei anteriormente, essas ferramentas podem inclusive responder automaticamente a todas as pessoas que deixam comentários nas suas publicações do Facebook.

Muito bem, esta foi a primeira parte da estratégia de marketing médico. Centrei as ações em estratégias de curto-prazo. No próximo post trataremos de estratégia de marketing médico de longo-prazo. Espero que tenham gostado! Por falar em estratégias de longo-prazo, deixo aqui uma frase do mestre do ataque e da estratégia :

Aventuras na História · Alexandre, o grande: 10 fatos sobre o ...
Alexandre Magno, dono do Mundo

“Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas eu sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão.”

“Alexandre, O Grande”

Um abraço a todos, sou Clóvis Luz Pessuti, Engenheiro e Administrador , com décadas de experiência nos mais diversos ramos de administração. Fique a vontade para tirar as suas dúvidas e faça suas sugestões!

Autor Clovis Luz Pessuti

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