Equipamento na Clínica : Compro, alugo , comodato ou Compro em Parceria?

https://www.youtube.com/watch?v=LJeJe7eVshQ
Veja o vídeo acima ^

Muito bem! Vamos a agora entender estes critérios e opções. Meu nome é Clóvis Luz Pessuti, sou Engenheiro e Administrador com mais de 30 anos de experiência. No caso deste artigo vou tentar ajudar voce a decidir,nesta volta Pós COVID, em que existem muitas dúvidas e a insegurança paira na cabeça dos proprietários, sócios e investidores no tocante em como investir em equipamentos para sua Clínica.

Inteligência Artificial: Saiba quais sãos os feitos na Saúde!
Qual a melhor opção para seu caso?

Podemos listar as seguintes opções de investimento :

  1. Adquirir um equipamento com investimento próprio;
  2. Alugar um equipamento;
  3. Fazer um acordo de comodato;
  4. Compra em Grupo;

A importância desta decisão no cenário atual pode ser decisiva! Quanto de caixa precisaremos ter para o período em que existem dúvidas se atingiremos até o Break-even!

Como montar uma clínica com custo zero em equipamentos | Clinica e ...
Equipamentos e exames aumentam seu ganho, mas podem te colocar em situação financeira frágil

Equipamentos médicos: quais são as possibilidades de acesso?

Equipamentos médicos: quais são as possibilidades de acesso?

O mercado de aparelhos médicos disponibiliza três maneiras de acesso a equipamentos médicos. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

A importância de uma boa gestão hospitalar na hora de comprar ...

Compra

A primeira possibilidade para comprar um equipamento médico é a compra com o fabricante, por meio da negociação direta ou financiamento bancário.

A importância de comprar seu próprio equipamento é que ele é seu: depois de pago, você pode utilizá-lo até o fim de sua vida útil, produzindo apenas lucros — exceto no caso de consertos ( esse ítem é bem importante, deve ser visto com cuidado).

Como desvantagem, no entanto, está o valor que deve ser desembolsado inicialmente, muitas vezes inviável para clínicas e hospitais de pequeno porte.

Sim, o Médico pode prescrever sem carimbo - Academia Médica
Verificar a classificação se o equipamento da necessidade de laudo

Além disso, caso não seja especialista, você vai precisar contratar um profissional para fazer o laudo de exames, o que também demanda custos para o negócio.

Aclin | Inovação em Gestão da Saúde

Aluguel

Uma maneira de ter acesso aos equipamentos médicos é o aluguel, em que é feito o pagamento de mensalidades para a empresa enquanto durar o contrato.

Assim, empresas que não têm o dinheiro necessário para fazer o investimento da compra podem usufruir do equipamento. Contudo, nessa modalidade, o cliente também fica responsável por laudar os exames.

Ademais, em longo prazo, um aluguel se torna insustentável, visto que, muitas vezes, o lucro obtido com os exames seria suficiente para arrematar o equipamento em um curto período de tempo.

Clínica faz exame a preço popular e até gratuito; ultrassom em BH ...

Comodato

A próxima para ter um equipamento médico em sua clínica é o comodato, modalidade em que uma mensalidade é cobrada por uma empresa de Telemedicina, a qual fica responsável pela emissão dos laudos a distância.

A partir desta premissa, você não precisa contratar um médico especialista para fazer os laudos e conta com suporte 24 horas para treinamento dos técnicos que vão realizar os exames.

Assim, você economiza em recursos humanos e ainda consegue oferecer um serviço de elevada qualidade para seus pacientes.

Aluguel de equipamentos médicos ou comodato?

Deliberar | Baixe Vetores, Fotos e arquivos PSD Grátis
Como decidir? Veja os critérios

É neste momento que surgem as dúvidas — qual a real diferença entre aluguel e comodato de equipamentos médicos?

No aluguel de equipamentos médicos o cliente recebe o aparelho de acordo com o contrato que fez com o fornecedor e realiza os exames em seu serviço, sem ter um apoio na interpretação dos exames com laudo a distância.

No sistema comodato de equipamentos médicos, além de receber o aparelho médico para realizar o exame, o cliente tem todo o suporte de uma empresa de Telemedicina para ajudar com treinamento na realização dos exames e interpretação dos resultados, disponibilizando ainda uma plataforma em nuvem para emissão de laudos por especialistas em tempo integral.

aluguel de equipamentos médicos

Se você é médico especialista ou conta com um profissional especializado na equipe, provavelmente poderá usar somente o aluguel.

Mas, você já parou para pensar no que vai acontecer nas folgas? Nas viagens? Congressos? Férias?

Nessas situações, quem vai laudar os exames para você? Por isso, já posso afirmar: o comodato é sempre a melhor ideia.

Comodato: por que alugar equipamentos médicos nesse sistema?

alugar equipamentos médicos em comodato

Por que alugar equipamentos médicos em comodato

Na sequência, elenquei os quatro principais motivos de optar pelo comodato na hora de adquirir um equipamento médico. Confira!

1. Elimina a necessidade de comprar equipamentos médicos e descapitalizar a clínica

Essa é uma vantagem competitiva muito interessante para quem deseja oferecer vários exames em seu serviço, não tem dinheiro para comprar equipamentos médicos e muito menos para contratar um médico especialista para interpretar os exames realizados na clínica.

2. Amplia o portfólio de sua clínica ou hospital

Pense só o incremento de serviços que podem ser oferecidos ao fazer o aluguel de equipamentos médicos — você vai rapidamente saltar de poucos exames para uma infinidade de possibilidades, sem se preocupar com o fator humano, que é o médico presente para fazer a interpretação.

A competição é algo natural em qualquer serviço que oferecemos e, se conseguirmos superar nossos concorrentes oferecendo exames novos e um atendimento de elevada qualidade, o número de pacientes só tende a aumentar.

Mais 50 médicos reforçam a linha de frente de combate à covid-19 ...
Pense bem nas alternativas. Nenhuma é perfeita

3. Possibilidade de suporte e treinamento 24 horas no uso dos equipamentos médicos

Ter um suporte permanente para treinar os técnicos em enfermagem responsáveis pelo serviço é imprescindível para que a sua clínica não fique parada nunca.

Sabemos que novos equipamentos implicam em treinamento e, se houver rotatividade dos funcionários, ter acesso ao suporte permanente é ainda mais importante.

Além disso, não se esqueça de que problemas no equipamento podem acontecer e, com o suporte técnico da empresa, você nunca vai ficar mão.

4. Anula a necessidade de contratação de médicos especialistas

Contratar especialistas como cardiologistas, neurologistas, pneumologistas e radiologistas para fazer parte do corpo clínico para interpretar exames de diversas áreas é uma tarefa difícil.

Primeiro, por causa de todo o custo envolvido e, segundo, porque esses profissionais não estarão 24 horas disponíveis para fazer um laudo.

4. Mais uma alternativa: Compra em Grupo

Grupo de médicos multirraciais felizes trabalhando juntos na ...

Esta alternativa tem atualmente cada vez mais tido êxito em seu modelo. Como funciona :

  • Um grupo de colegas define um alvo de compra de equipamento,
  • Normalmente é um equipamento de valor significativo,
  • Mas a demanda do mesmo pode ser “rateada entre os participantes”
  • Outra premissa é a definição em comum acordo é a localização que ficará o mesmo. Se for significativo o espaço utilizado e o consumo/seguro, deve ser colocado no acordo esta compensação,
  • raramente funciona bem com o equipamento se locomovendo, portanto os clientes tem que se deslocar para fazer o exame no local fixo do equipamento,
  • Portanto em geral funciona bem com localizações contíguas entre os participantes
  • A propriedade do mesmo deve ser formalizada ,
  • Em geral o direito de uso ou sublocação é proporcional ao percentual investido.

É um sistema bastante vantajoso no aspecto financeiro e de otimização de uso do equipamento. É quase vamos considerar em termos, uma Uberização do produto. Porém, as premissas acima tem que ser observadas.

Centro médico no Recreio tem consultas a R$ 150 em 30 ...
Médicos com especialidades afins é uma oportunidade

Bem amigos, espero ter sido útil em minha análide de opções. Existem outros aspectos a serem analisados na decisão como ROI, PRI, obsolecência, Custo de oportunidade que fico a disposição para discutir em exposições futuras.

Aqui é Clóvis Luz Pessuti, engenheiro e administrador com mais de 30 anos de experiência e gosto bastante de discutir aspectos administrativos.

Deixo aqui um pensameto final de George Bernar Shaw, pessoa inteligentissima e opinião afiada :

George Bernard Shaw » wookacontece

O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.

George Bernard Shaw

Autor : Clovis Luz Pessuti

Estou também em outras mídias sociais :

Facebook : https://www.encurtador.com.br/hqwVW

Instagram : https://www.encurtador.com.br/qrKMY

Meu Blog de Negócios : http://www.negocioeoseguinte.blog.br/

Meu Linkedin : https://www.linkedin.com/in/clovis-luz-pessuti

Meu Tweeter : https://twitter.com/LuzPessuti

Contador de visitantes5960

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *