Gestão 4.0 Parte II : Prepare-se e aplique a melhor gestão no seu Negócio!

https://www.youtube.com/watch?v=64A9kbY3aT4
Gestão 4.0 na prática!

 Muito bem! Vamos a segunda parte agora. meu nome é Clóvis Pessuti, sou Engenheiro e Administrasdor com mais de 30 anos de experiência e vamos agora conhecer as aplicações práticas da Gestão 4.0, um estilo de gestão que permite que as companhias interajam e trabalhem de acordo com as expectativas do seus clientes!

Carreiras em alta: domínio da tecnologia é o mais exigido pelo ...

Os hábitos e costumes de consumidores ganham destaque em todos os mercados e estão influenciando o modo como as empresas administram seus negócios, criando um novo modelo de gestão para dar conta dessa mudança de comportamento. O conceito da Gestão 4.0 nasce da necessidade que consumidores têm de falar e interagir com fornecedores de produtos e serviços. Esse estilo de administração faz com que as companhias interajam e trabalhem de acordo com as expectativas dos seus clientes.

O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões

A partir da Gestão 4.0, o conceito omnichannel passa a fazer parte das diferentes áreas da organização – do desenvolvimento de produtos à entrega. Diante dessa situação, as companhias precisarão, mais do que nunca, conquistar os consumidores oferecendo atendimentos impecáveis, customizados e proativos.

Para dar início a tudo isso, o primeiro passo é aderir, de vez, à Transformação Digital. Ao contrário da crença generalizada, essa será uma condição obrigatória para os negócios continuarem em condição de competição no mercado. Segundo a pesquisa “Be the New Digital Enterprise“, desenvolvida pela Accenture, as corporações que abraçam a Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que as que não optam pela modernização do negócio.

Brasileiros estão otimistas com impacto da tecnologia no trabalho ...

Ainda de acordo com o estudo, os principais executivos mundiais estimam que os recursos atrelados a esse movimento podem injetar US$ 100 trilhões na economia global na próxima década.

Tal mudança corporativa altera o modelo de atuação, que inclui a maneira como os produtos e serviços são criados, assim como a abordagem e a fidelização dos consumidores, exigindo que se leve em consideração os potenciais clientes do futuro. Entender os consumidores é uma grande alternativa para o sucesso.

Mudança no Times, automação com o Butler, visualização de mapa e ...

A Gestão 4.0 surge devido à Indústria 4.0, ou seja, para adotar esse conceito e andar lado a lado com as novas exigências do mercado, é necessário seguir três premissas básicas. A primeira é a automatização da produção, que tornará as máquinas mais independentes, criando ciclos mais velozes e com mais eficiência e precisão. A interoperabilidade é o segundo ponto, ou seja, fazer a integração de todos os sensores para que eles consigam se comunicar entre si e, dessa forma, diminuir o número de falhas na produção. Por último, temos a virtualização dos processos, que irá analisar todos os dados em tempo real e acelerar as tomadas de decisões.

GT vai definir a Indústria 4.0 no Brasil | AlmA Londrina Rádio Web

De acordo com dados da revista Fast Company, a Geração Z representará 40% de todos os consumidores até 2020. Considerados digitais, esses clientes que nasceram a partir de 1994 são os que mais cobrarão de companhias mudanças condizentes com a era digital e exigirão atendimento de extrema qualidade, relacionamento próximo e produtos personalizados para suas necessidades e seus interesses.

Assimilar essas informações é fundamental para executivos efetivamente adotarem a Gestão 4.0. Se não compreendido corretamente, o processo de modernização pode trazer ainda mais dificuldades ao modelo de negócios. Torna-se, portanto, crucial compreender as tecnologias que serão envolvidas no processo, e como elas poderão suprir as exigências dos clientes, antes mesmo de iniciar a transformação.

Conheça as 10 tecnologias em alta em 2018 | RIC Mais

O uso de ferramentas como CRM e Customer Analytics pelas organizações deve aumentar 28% em 2018. Essas tecnologias armazenam e conectam, de maneira inteligente, informações sobre as atividades dos consumidores, seus costumes e interações com as marcas. Isso gera dados relevantes que servem de suporte para as tomadas de decisões sobre atendimento, criação de novos produtos e serviços, impactando significativamente os rumos dos negócios.

Tornar o sistema corporativo tecnológico facilita os processos, diminui as falhas e o tempo de espera nos atendimentos das empresas. Porém, o mais importante é que, com o modelo de Gestão 4.0, os executivos podem focar totalmente os esforços na estratégia dos negócios. Priorizar o trabalho lógico ao invés de perder tempo com as atividades operacionais é uma atitude que gera resultados positivos e lucro para as corporações. Os gestores podem planejar ações mais assertivas, baseadas em insights e, até mesmo, trabalhar na antecipação de campanhas e tendências e na prevenção de crises.

Tecnologia na medicina colabora para que vidas sejam poupadas : Nexxto

Outra vantagem da Gestão 4.0 é a possibilidade de desenvolver capacidades inovadoras e novos modelos de receita. Transformar os processos, as funções específicas, o atendimento ao cliente, as experiências e habilidades é uma das formas de melhorar e fazer as companhias evoluírem. Tudo, claro, depende do tipo de serviço prestado, das características do setor, das peculiaridades da área, das exigências dos consumidores e de toda a cadeia de produção e distribuição.

Para que as empresas estejam preparadas para adotá-la, é necessário implementar tecnologias emergentes de TI, automação e padrões de segurança. Isso é fundamental para a criar um ambiente de produção com intensa digitalização de informações, alta flexibilidade e comunicação direta entre sistemas e pessoas.

Confira a seguir as principais aplicações desse conceito pelas empresas: 5 exemplos de aplicações da Indústria 4.0 Os princípios da quarta revolução industrial pode ser empregado pelas empresas de inúmeras formas. Confira a seguir alguns exemplos de aplicações que estão cada vez mais presentes no mercado:

1. IoT e manutenção preditiva

Internet das Coisas é solução para rastrear objetos na indústria ...

A Internet das Coisas é considerada um dos pilares da Indústria 4.0 ao permitir que os objetos corporativos se conectem entre si e com os usuários. Isso tem permitido que as empresas usem esse tipo de conectividade para realizar serviços de manutenção preditiva em seus serviços. Graças a isso, é possível tornar toda a linha de produção interligada, garantindo o funcionamento correto de todos os processos. Além disso, tempo de manutenção é reduzido, o que diminui as perdas na produção e mantém a efetividade da empresa.

2. Monitoramento da qualidade de produtos

Internet das Coisas revoluciona setor de mineração | Forbes Brasil

Ao adaptar as máquinas corporativas e conectá-las por meio da IoT, as empresas estão transformando seus processos de monitoramento que eram manuais e demandavam muito tempo e recursos em serviços ágeis e eficientes. O monitoramento de qualidade pode ser automatizado, o que resulta em menores custos de manutenção, simplificação da gestão e aumento da efetividade da produção.

3. Criação de lojas inteligentes

Provador de roupas inteligente – O FUTURO É AGORA! – Combine seu Look

Graças aos recursos da Indústria 4.0, as empresas podem implementar robôs autônomos capazes de identificar padrões de compras, encontrar os produtos pedidos pelos clientes, conversar e responder as dúvidas deles, além de rastrear o estoque em tempo real para identificar quais produtos estão disponíveis. Desse modo, é possível otimizar o atendimento e criar ações estratégicas mais otimizadas nos pontos de compra de acordo com os desejos e necessidades dos consumidores.

4. Otimização dos treinamentos dos colaboradores

Conheça os pilares da indústria 4.0

Por meio de tecnologias como a realidade aumentada, as empresas são capazes de oferecer treinamentos mais inteligentes para que seus colaboradores consigam se adaptar à nova realidade do ambiente de trabalho. Assim, não há necessidade de investir em treinamentos caros e demorados. Os próprios funcionários conseguem aprender novas práticas e visualizar as etapas dos novos processo por meio de softwares de realidade aumentada que demonstram como as novas rotinas devem ser aplicadas.

5. Análises de Big Data

Análise de big data | 4 tipos para você aplicar hoje mesmo na sua ...

Sistemas de Big Data e automação que fazem parte do conceito da Indústria 4.0 passaram a ser utilizados pelas empresas para reunir dados de forma inteligente. Isso possibilita a criação de produtos personalizados de acordo com as preferências dos clientes. Além de poder gerar insights sobre seu público-alvo, as empresas podem trabalhar com as máquinas conectadas e gerar informações relevantes sobre o desempenho dos ambientes, o que permite um aumento crescente da produtividade. Ao aplicar as tecnologias da Indústria 4.0, as empresas se tornam mais produtivas e eficientes em suas operações. Dessa forma é possível ter uma melhor performance diante do mercado competitivo atual.

Conclusão : O que vai determinar se uma empresa está gerando valor ou não são as novas fontes de receita a serem geradas pelo negócio.

Innovation office

Esses avanços podem ser alcançados a partir de inovações que revolucionem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Adotar efetivamente a Transformação Digital e passar a atuar no modelo de Gestão 4.0 pode ser o diferencial para garantir o sucesso das empresas.

A tecnologia e os serviços já estão disponíveis. Só resta saber quando iremos implementá-los!Elas são aplicáveis para pequenos, médios e grandes negócios e em todos os setores da economia.

Chegue na frente e chegue bem! ! Espero que este com artigo ajude todo o grande grupo de pessoas e empresas que desejam implementar em seus negócios sistemas e tecnologias que realmente tornem o negócio competitivo, vivo, vibrante e criativo. Bem vindo ao futuro, bem vindo a Gestão 4.0!

In the corporate meeting room: creative director points and shows ...

Costumo sempre em meus textos deixar um pensamento relativo ao assunto e hoje vou deixar aqui uma do querido Isaac Asimov ( que por sinal era Doutor em Bioquímica e lecionava na Universidade de Boston ) carinhosamente chamado de ” Pai dos Robôs “:

Inventor” da Robótica...Isaac Asimov ... Criador das Três Leis da ...
Isaac Asimov

O maior bem do homem é uma mente inquieta.

Isaac Asimov

Visits: 5203

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *