Empoderamento é Chave para o sucesso! Entenda

Olá, tudo bem ? Sou Clóvis Pessuti Engenheiro e administrador e vou lhes mostrar hoje uma importante ferramenta : EMPODERAMENTO DE TIMES DE TRABALHO.

O termo empoderamento de equipes está muito em alta no meio corporativo. As organizações são compostas por pessoas e, por esse motivo, precisam estar sempre em constante movimento. As grandes cadeias hierárquicas das empresas tradicionais do passado criavam algumas barreiras nos diálogos entre líderes e colaboradores.

Todas as mudanças que ocorreram com o avanço da tecnologia e com a entrada das novas gerações no ambiente corporativo, as organizações estão, cada vez mais, se adaptando aos novos tempos. Aliado aos processos de desenvolvimento humano – como a implementação de estratégias de Inteligência Emocional, os gestores estão evitando posturas centralizadoras , delegando mais e dando cada vez mais autonomia para sua equipe.

O que, de fato, significa empoderamento?

O termo da vez no mercado corporativo, na realidade, nasceu com um outro propósito. Trata-se de um neologismo criado por Paulo Freire – importante educador brasileiro -, e adaptado do termo inglês “empowerment”. A palavra está no cerne dos discursos de movimentos sociais como o feminismo e o movimento negro.

O verbo empoderar significa dar autoridade. No contexto corporativo, o empoderamento de equipes é proporcionar aos colaboradores as informações e ferramentas necessárias para que eles possam assumir responsabilidades, propor soluções inovadoras e tenham mais independência. Aumentando assim seu engajamento com a companhia, melhorando seus resultados e sua motivação.

Como empoderar equipes?

Conheça o perfil dos seus funcionários

O primeiro passo é se dedicar a entender como são os diferentes perfis das pessoas que compõem o seu time. Dessa maneira, você pode dividir as tarefas e responsabilidades de maneira mais assertiva. Trata-se de uma etapa importantíssima. Afinal, para dar mais autonomia, é necessário saber se os colaboradores estão preparados para lidar com os desafios propostos.

Desenvolva sua tolerância

Para iniciar um processo de empoderamento de equipes, o líder precisa ter em mente que durante a implementação deste tipo de gestão, erros e eventuais falhas vão acontecer. Isso não significa que é necessário punir todo e qualquer erro. Dê a oportunidade para que o seu colaborador faça as devidas correções. Assim, você desenvolve a confiança em toda a equipe.

Invista na integração da equipe

Busque sempre incentivar o um ambiente colaborativo, integrar departamentos e desenvolver uma comunicação mais horizontal e livre de ruídos. Essa prática é fundamental para que a equipe – e a empresa como um todo -, esteja alinhada em prol do mesmo objetivo.

Desenvolva a Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades que promove uma série de benefícios para sua empresa: melhora os relacionamentos interpessoais, a capacidade de empatia entre colaboradores, fomenta a motivação e o senso de propósito. Se você procura elevar os resultados da sua carreira e melhorar sua capacidade de liderança, conheça o Método LOTUS – um treinamento de imersão que já gerou diversos cases de sucesso no ambiente corporativo.

Depois da entrevista de Davi Gabriel, abordando as principais características da Holacracia, duas coisas começaram a chamar minha atenção: A possibilidade de se escalar o Ágil usando Holacracia e o fato do próprio framework holacrático servir como promotor da Gestão 3.0. Hoje, portanto, quero começar falando das felizes coincidências que percebi na Holacracia em comparação à quebra de paradigma proposta por Jurgen Appelo para a gestão.  

Das seis visões que compreendem os conceitos do Management 3.0, Energizar pessoas; Empoderar times; Alinhar restrições; Desenvolver Competências; Estruturar e Melhorar tudoa Holacracia endereça 4 delas diretamente. Acredito que as visões de Energizar pessoas e Desenvolver competências são tratadas de forma indireta, nas evoluções conduzidas pelo modelo holacrático.

Mais sobre Holacracia: 
http://goo.gl/SE8klC

Mais sobre Gestão 3.0 
https://goo.gl/k4EkJA

Vamos começar com uma das principais visões da Gestão 3.o que também é o centro da Holacracia:

Empoderar Times

Na visão de Jugen Appelo, Empoderar Times é a melhor abordagem para se lidar com a natureza complexa das organizações. Uma vez que não existe a divisão daqueles que pensam daqueles que executam (conceito que fundamentou as Gestões 1.o e 2.o), é necessário que haja autonomia e tomada de decisão nas pontas da cadeia, ou seja, descentralizar o poder para aqueles que realizam o trabalho e estão mais próximos de quem o consome. 

Appelo sugere em seu livro Management 3.0, dentro da visão de Empoderar Times, a ferramenta Quadro de Autoridade que permite ao gestor, de forma clara e transparente, transferir parte do poder para seus times, utilizando 7 níveis de delegação: do menos autônomo (1) até à autonomia total (7). 

A Holacracia, por sua vez, leva o conceito de Empoderar Times ao extremo. Os círculos, ou papéis, possuem poder total em seus domínios e responsabilidades, autonomia que lhes são concedidas ou retiradas segundo sua própria auto governança. Não existe no framework holacrático a figura do gerente que delega poderes, mas sim um sistema que empodera papéis através de uma constituição e regras emergentes dos próprios times (círculos). 

Tanto o conceito da Gestão 3.0 quanto o framework holacrático buscam promover transparência e clareza, sem as quais os times esbarrariam frequentemente em “cercas elétricas invisíveis” (Donald Reinertsen). Contudo, as fontes de onde emana o poder são diferentes: Do gerente/gestor numa organização usando Gestão 3.0; E do sistema/constituição quando se está sob a Holacracia. 

Mesmo não estando em ambientes que empregam a Holacracia, talvez você consiga potencializar o empoderamento dos times usando alguma representação de círculos e governança em seu departamento ou área.

Achei super importante abordar o empoderamento. Este é o futuro da Gestão.

Fica aqui um pensamento de Steve jobs :

A história por trás da foto mais famosa de Steve Jobs » Blog do iPhone

Steve Jobs

“Uma única pessoa não faz coisas incríveis no mundo dos negócios. Uma equipe sim.”

Visits: 484

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *